Primeiro projeto de agricultura de carbono e certificação para apoiar a agricultura sustentável no Brasil.

A OCP Group, a Bioline by Invivo, a Agrorobótica e as Sementes Tropical lançam o seu primeiro projeto de agricultura de carbono e certificação para apoiar a agricultura sustentável no Brasil.
janeiro 30, 2023
o projeto cobrirá áreas de algodão, soja e milho, que são representativas da agricultura brasileira

A OCP Group, líder global na nutrição de plantas e maior produtora mundial de fertilizantes à base de fosfato, anuncia com satisfação a parceria para um projeto inicial de agricultura de carbono e certificação em todo o Mato Grosso – a região agrícola que produz a maioria da pecuária e dos grãos do Brasil – ao lado da cooperativa de agricultores Bioline by Invivo e da empresa de agtech Agrorobótica.

O agricultor selecionado é um adotante precoce das novas tecnologias. Neste ponto, o projeto cobrirá áreas de algodão, soja e milho, que são representativas da agricultura brasileira.

A parceria incentivará práticas de agricultura regenerativa para aumentar a produção e a qualidade do solo através de soluções digitais personalizadas adaptadas à área e à cultura. Para isso, o projeto aplicará a ferramenta de análise de solo baseada em inteligência artificial da Agrorobótica – Espectroscopia de Desintegração Induzida por Laser (LIBS) – para medir, relatar e verificar o teor de carbono e o potencial de sequestro. O LIBS é uma técnica analítica que usa um laser de alta potência para criar um micro plasma na superfície da amostra de solo, a fim de determinar sua composição elemental sem gerar resíduos químicos nocivos.

LIBS gera insights que possibilitam a um agricultor adotar as práticas regenerativas necessárias para a agricultura sustentável. Estas práticas melhoram a capacidade do solo de sequestrar carbono e melhoram a saúde e fertilidade do solo, o que por sua vez reduz as emissões de carbono, apoia a segurança alimentar e ajuda a aumentar os retornos para os agricultores.

Os créditos de carbono gerados a partir do projeto proporcionam uma valiosa fonte de renda para o agricultor e a OCP destinará os créditos de carbono que recebe desta parceria aos seus próprios objetivos de alcançar emissões de carbono líquidas zero até 2040.

A parceria é o primeiro passo da OCP para a agricultura de carbono, refletindo sua estratégia de liderar uma transformação sustentável da agricultura e incentivar práticas inteligentes inovadoras para melhorar os rendimentos e a qualidade do solo.

Leia a matéria completa em inglês

leia também

Utilizamos seus dados para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade e Politica de Proteção de Dados.